FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

FIDEL ABRE PORTAS DE CUBA AO DIÁLOGO COM OS EUA (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on December 7, 2008

06/12/2008 – 14:53

PUBLISHED BY ‘BLOG OF ZÉ DIRCEU’ (Brasil)

por Zé Dirceu

O ex-presidente e líder cubano Fidel Castro saiu na frente e 44 dias antes da posse (20 de janeiro) do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomou a iniciativa de abrir as portas de Havana ao diálogo com o governo norte-americano em relação à suspensão do bloqueio econômico com que Washington sufoca Cuba há 48 anos.

Em seu mais recente artigo assinado no Granma, Fidel considera que Obama é um líder com quem o governo de Cuba, hoje chefiado pelo presidente Raúl Castro, pode conversar “em qualquer lugar” que o norte-americano escolher.

Ele lembra sua condição, e de Cuba, de “não pregadores da violência e da guerra” e só adverte a Obama que se lembre de que “a diplomacia da cenoura e do porrete (afagar ou castigar)” não funcionará nos entendimentos com o governo de seu país.

Há uma semana Raúl já antecipou à revista The Nation estar disposto a encontrar-se com O presidente Obama em território neutro. Sua disposição casa-se com a do futuro secretário de Comércio de Obama, Bill Richardson, para quem os EUA têm de “mudar a política em relação à Cuba porque o embargo (bloqueio econômico) não faz sentido”.

TODOS NO MUNDO CONTRA O BLOQUEIO

Conforme registrei aqui nesse blog ontem, também a Câmara de Comércio Americana juntou-se a outras 11 entidades empresariais e entregou essa semana carta ao presidente Barack Obama na qual solicita a suspensão do bloqueio.

As 12 entidades reconhecem ser complicado a suspensão total e imediata do bloqueio de 48 anos, mas até sugere que ela se faça gradualmente – no começo, suspendendo-se a proibição de viagens e de envio de dinheiro a Cuba, dos cubanos residentes nos EUA.

Estes, conforme pesquisa que também publiquei ontem, em sua esmagadora maioria já não querem mais saber desse bloqueio. De acordo com a pesquisa, feita pela Universidade Internacional da Flórida (FIU), 55% dos cubanos de Miami (maior colônia cubana do mundo) estão a favor do fim do embargo.

Esse índice sobe para 60% que querem o fim da proibição de viagens e chega a 65% entre jovens e cubanos de meia idade de Miami que são contra as sanções. O bloqueio já foi rechaçado e teve sua suspensão pedida por 185 países em nada menos que 17 resoluções oficiais aprovadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘BLOG OF ZÉ DIRCEU’ (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: