FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

PAÍS CRESCERÁ EM 2009 QUASE O DOBRO DA MÉDIA DE 1999 A 2003, DIZ MEIRELLES – Apesar da crise econômica, presidente do BC está otimista (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on November 30, 2008

28/11/2008 – 23h21min

PUBLISHED BY ‘ZERO HORA’ (Brasil)

A previsão do Fundo Two weeks ago - Brazil's central bank chief Henrique Meirelles waves to journalists after attending a news conference in Sao Paulo November 10, 2008. Meirelles is attending a bimonthly meeting of the Bank for International Settlements in Sao Paulo - PHOTO - REUTERSMonetário Internacional (FMI) de crescimento de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB — soma de toda a riqueza do país) do Brasil em 2009, foi analisada com otimismo pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, nesta sexta-feira no encontro Crédito e Sistema Tributário, no Rio de Janeiro.

De acordo com Meirelles, mesmo na visão conservadora do FMI, o país vai crescer mais do que a previsão para a média mundial de 2% em 2009, e quase o dobro do crescimento médio, de 1,8%, registrado de 1999 a 2003, e mais do que a média de 2,1% observada de 1980 a 2003.

— Portanto, mesmo no momento, agora, de crise mundial gravíssima, a maior desde 1929, a visão do FMI é que nós vamos crescer 3%. Substancialmente acima da média mundial e da média do que o Brasil cresceu em 24 anos, de 1980 a 2003 — disse.

Crescimento sustentado

Meirelles reafirmou que o Brasil vem se preparando, há alguns anos, para ter um crescimento sustentado, sem subidas e descidas, “sair do padrão de arrancadas e freadas que teve durante muito tempo.

Dava um crescimento muito rápido e depois recessão, decrescia o PIB. Agora não, é uma crise. É séria. Tem uma desaceleração importante. Mas, mesmo um pessimista diz que (o crescimento) é 3%”, disse.

Apesar de considerar séria a crise financeira internacional, o presidente do BC afirmou que o país vai manter o seu crescimento sustentado “e, mais importante, retomando o crescimento a partir de 2010 em taxas maiores”. Para Meirelles, isso “significa que o Brasil não vai perder a sua trajetória de crescimento sustentado”.

Ele avaliou que o atual quadro da economia mundial não é agradável. Segundo ele, só com as Bolsas de Valores o mundo perdeu cerca de US$ 30 trilhões. E deixou claro que o Brasil não está imune à crise. Mas a está enfrentando “com rapidez e decisão, e mais fortalecido”.

Meirelles informou que na próxima segunda-feira, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, vai detalhar o plano de crédito para capital de giro, da linha adicional de R$ 10 bilhões destinada a pessoas jurídicas, “onde a recuperação observada, em comparação a outubro, da ordem de 1,2%, foi muito tímida até agora”. Bem aquém da recuperação de crédito das pessoas físicas, de 14%, revelou Meirelles.

AGÊNCIA BRASIL

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘ZERO HORA’ (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: