FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

PREMIÊ CHINÊS PEDE CONFIANÇA ÀS EMPRESAS PARA ENFRENTAR CRISE (China)

Posted by Gilmour Poincaree on November 24, 2008

23/11/2008 – 23:57

Reuters

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu às empresas nacionais que mantenham sua WEN JIABAOconfiança em lidar com a crise financeira mundial, durante uma visita ao delta do Rio Yangtsé – região rica, mas dependente de exportações -, informou neste domingo (26) a agência de notícias estatal Xinhua.

A China está tentando aumentar o consumo doméstico para compensar a queda na demanda por exportações do país, da qual sua economia depende fortemente. A Província de Zhejiang, visitada por Wen, bem como o centro financeiro do país, Xangai, são conhecidos por seus empreendedores privados.

A manutenção da confiança das empresas é uma “arma poderosa para lidar com os efeitos adversos da turbulência econômica mundial e a instabilidade financeira”, disse Wen, durante um giro pelas empresas que produzem em larga escala e por empreendedores privados locais.

“Deve ser dada grande importância às dificuldades e desafios enfrentados pelas empresas privadas e definidas mais políticas de apoio a elas para criar um ambiente seguro para seu desenvolvimento”, disse ele.

Wen encorajou os envolvidos em negócios em Yiwu, um centro da indústria do vestuário, a se concentrarem no mercado interno e também fortalecer sua posição no exterior.

A China já concedeu alguma ajuda a fabricas de vestuário em dificuldades, ao restabelecer alguns abatimentos fiscais sobre exportações.

A visita do primeiro-ministro ao delta do Yangtsé ocorreu no momento em que Shandong, uma outra província costeira com empresas importantes, anunciou uma redução de quase 3 por cento nos indicadores de emprego no fim de setembro, disse a Xinhua em um outro artigo. WEN JIABAO - CARICATURE

“A desaceleração da economia causada pelo derretimento financeiro mundial tem outros impactos negativos sobre os legítimos direitos dos trabalhadores”, afirmou um porta-voz da federação provincial de sindicados, citado pela Xinhua. Ele mencionou a redução na taxa de aumentos salariais e um número crescente de disputas trabalhistas.

Shandong tem o segundo mais elevado PIB da China, perdendo apenas para a província de Guangdong (Cantão), no sul.

Wen fez um chamado às grandes empresas para que efetuem fusões ou se reestruturem, eliminem capacidade de produção ociosa e elevem investimento em pesquisa e desenvolvimento.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘GAZETA DO POVO’ (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: