FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

REDUÇÃO DE IOF PARA VENDA DE MOTOS TERÁ IMPACTO FISCAL DE R$ 300 MILHÕES – Desoneração foi definida na noite de quinta pelo Ministério da Fazenda

Posted by Gilmour Poincaree on November 20, 2008

20/11/2008 – 17h20min

A redução da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o financiamento de motocicletas terá impacto de R$ 300 milhões na arrecadação federal, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A desoneração foi definida na noite de quinta pelo Ministério da Fazenda.

Apesar da estimativa, o ministro alegou que, por causa da queda no volume de crédito para o setor, a diminuição da alíquota do IOF de 3,38% para 0,38%, na prática, terá poucos efeitos para os cofres públicos.

— Se imaginarmos que houve queda no financiamento, o impacto (da redução da alíquota) é quase zero. Se a gente não tomasse a medida, as vendas corriam o risco de cair ainda mais, então o governo deixaria de faturar de qualquer maneira — argumentou o ministro.

Segundo Mantega, a diminuição do IOF ainda precisa ser regulamentada pelo Ministério da Fazenda. De acordo com ele, o decreto com os detalhes sobre a desoneração será editado o mais rápido possível pela equipe econômica.

O ministro explicou que a medida foi necessária para reaquecer as vendas de motocicletas, que sofreram com a falta de crédito provocada pela crise internacional.

— Estamos barateando os custos do financiamento para estimular o consumo, que caiu em função do restrição do crédito e do aumento do custo financeiro — justificou.

Mantega descartou a possibilidade de a desoneração não surtir efeitos sobre o setor.

— Tive uma reunião na semana passada com as principais instituições financeiras que atendem ao setor e eles se comprometeram a retomar os financiamentos e diminuir a entrada — destacou o ministro.

Por causa da crise, as instituições tinham aumentado a primeira prestação de 10% para 20% do valor da moto.

AGÊNCIA BRASIL

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘DIÁRIO CATARINENSE’ (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: