FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

SEMENTES TRANSGÊNICAS – Pesquisa provoca impasse no governo – Enquanto a Adece tenta prospectar centro da BioCentury, SDA se mostra contrária à produção de transgênicos

Posted by Gilmour Poincaree on November 19, 2008

Fortaleza, Ceará – Quarta-Feira – 19 de Novembro de 2008

A possibilidade de instalação de um centro de pesquisas de sementes transgênicas no Estado motivou uma audiência pública na Assembléia Legislativa, ontem. ´É preciso saber quem produz (sementes), por quê, para quê e com que conseqüências´, disse o deputado Lula Morais, autor do pedido.

A empresa chinesa BioCentury Transgene tem interesse em estabelecer três laboratórios no Brasil, um deles no Nordeste, e o Ceará pode ser escolhido para recebê-lo.

As pesquisas seriam em torno de algodão e mamona. A questão provoca um impasse dentro do próprio governo do Estado. Enquanto a Adece (Agência de Desenvolvimento Econômico) busca prospectar o centro de pesquisas para o Ceará, a SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário) é contrária à sua instalação.

Para o assessor em Agroecologia da SDA, Nicolas Fabne, o projeto contraria o PDRS (Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável) do Estado. ´Temos que recuperar e valorizar a diversidade da agricultura agrofamiliar, em vez de apoiar um modelo de artificialização do meio rural´, argumentou.

Pesquisa

O diretor de agronegócios da Adece, Francisco Zuza de Oliveira, confirmou por telefone que houve conversas entre empresários da Bio Century e o governador. Segundo ele, o Ceará tem interesse no laboratório, mas não há nada definido. ´Além disso, a pesquisa via o melhoramento de sementes. O transgênico é apenas um ponto da questão e pesquisa não significa produção´.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘DIÁRIO DO NORDESTE’ (CE – Brasil)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: