FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

IPANEMA ALCOOL EM EXPOSIÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on November 16, 2008

15-11-2008

A Embraer mostrará a aeronave Ipanema movida a álcool na Exposição Internacional sobre IPANEMA - 100 % ETHANOLBiocombustíveis, que acontece no Hotel Hyatt, em São Paulo, entre os dias 17 e 21 de novembro.

O Ipanema é produzido pela Embraer de Botucatu e foi o primeiro avião a utilizar motor a alcool no mundo. O desenvolvimento foi feito pela Embraer/Neiva e CTA, com apoio da Lycoming, fabricante dos motores.

Paralelamente ao evento, ocorrerá a primeira Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, cujo tema será “Os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável”.

“A Embraer acredita que o crescimento da indústria da aviação passará pela utilização dos biocombustíveis sustentáveis, a médio-longo prazo”, disse Satoshi Yokota, Vice-Presidente Executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

Com o objetivo de contribuir para a discussão internacional sobre os desafios e oportunidades apresentados pelos biocombustíveis, o evento contará com a participação de representantes de governos, entidades internacionais, parlamentares, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e Organizações Não-Governamentais (ONG), entre outros.

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é fabricado pela Embraer e comercializado pela Neiva, subsidiária integral da Embraer localizada no município de Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. Em 35 anos de produção ininterrupta, mais de mil unidades foram entregues.

O Ipanema é utilizado na aplicação e pulverização de defensivos agrícolas, e também pode ser usado no combate a incêndios, reboque de planadores, entre outras aplicações.

Originalmente movido à gasolina, o Ipanema é a primeira aeronave do mundo fabricada em série certificada para voar com álcool combustível.

Desde 2005, foram entregues 54 aeronaves a álcool e 170 kits de conversão, totalizando uma frota de 224 aviões voando no Brasil com este tipo de Ipanema.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘ENTRELINHAS’ (SP – Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: