FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

CE APADRINHA ACORDOS DE MUNICÍPIOS CABO-VERDIANOS COM AUTARQUIAS PORTUGUESAS (Cape Verde)

Posted by Gilmour Poincaree on November 15, 2008

15-11-08

A Comissão Europeia aproveita as Jornadas de Desenvolvimento, que se iniciam hoje em Estrasburgo (França) para dinamizar parcerias com os países do Sul. Nessa perspectiva, a CE vai apadrinhar acordos de geminação de seis municípios cabo-verdianos com autarquias portuguesas durante o encontro cujo tema é “O Poder Local e o Desenvolvimento”.

A ideia da Comissão Europeia é que se cada autarquia da zona euro decidir lançar-se numa geminação com uma cidade, um concelho, um distrito, uma província ou uma região do Sul, o mundo transformar-se-á e a pobreza diminuirá rapidamente.

No que diz respeito a Cabo Verde, essa proposta começa a concretizar-se com a ligação de seis autarquias a homólogos portugueses. Em concreto, a cidade da Praia vai ligar-se ao concelho de Covilhã, Santa Catarina irmana-se com Trofa, Ribeira Grande de Santiago com Guimarães, São Lourenço dos Órgãos com Anadia, Santa Catarina do Fogo com Miranda do Corvo e S. Filipe com Cinfães.

No caso de Cinfães, a autarquia portuguesa explica que o acordo com São Filipe faz todo o sentido por causa da “ligação de Serpa Pinto, explorador africanista e cinfanense, a Cabo Verde”. Aliás, neste arquipélago existem dois monumentos erigidos em honra a Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto: um em S. Filipe e outro na cidade da Praia.

A Câmara Municipal de Cinfães sublinha que os programas de geminação baseiam-se na associação e no trabalho conjunto de questões comuns aos municípios e constituem um instrumento importante na procura de soluções e na formação de solidariedades estratégicas, cooperação e troca de informação relevante.

A edilidade portuguesa tem como objectivos contribuir para a redução da pobreza no país, fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão a um nível pessoal e cívico, além de celebrar e reforçar os fortes laços históricos e culturais que unem os dois povos. Os cinfanenses pretendem também promover iniciativas de intercâmbio e de animação entre jovens estudantes portugueses e de São Filipe.

Em termos gerais, a Comissão Europeia aproveita as Jornadas deste fim-de-semana, cujo tema é “O Poder Local e o Desenvolvimento”, para dinamizar parcerias da Europa com os países do Sul. A ideia é que se cada autarquia da zona euro decidir lançar-se numa geminação com uma cidade, um concelho, um distrito, uma província ou uma região do Sul, o mundo transformar-se-á e a pobreza diminuirá rapidamente.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘A SEMANA’ (Cape Verde)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: