FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

LULA, OBAMA E O FIM DO BLOQUEIO A CUBA (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on November 14, 2008

14/11/2008 09:53

JOSÉ DIRCEU por José Dirceu
A imprensa noticia que o presidente do Brasil, na conversa telefônica que teve com o presidente eleito dos Estados Unidos, senador Barack Obama (Partido Democrata-Illinois), insistiu no fim do bloqueio a Cuba, um tema caro ao PT e ao governo Lula, mesmo nos 8 anos de administração George W. Bush.

Eufemisticamente chamado de embargo pelos americanos e pela oposição cubana, mas de fato um bloqueio cruel e desumano, que já foi repudiado oficialmente 17 vezes pelas Nações Unidas (e da tribuna da ONU e, no mundo todo, milhares de vezes), a última no mês passado com somente três votos a favor de sua manutenção, o próprio, dos Estados Unidos, o de Israel e o de uma pequena ilha, Palau.

Como vemos, o bloqueio, além de uma agressão de uma superpotência a uma nação independente e a HAVANAum povo soberano, é ilegal e condenado pela comunidade internacional. A expectativa de todos é que mais do que suspender a proibição de viagens a Cuba ou de remessas de dinheiro pelos imigrantes cubanos, o presidente eleito, Barack Obama, uma vez empossado, ponha fim ao bloqueio.

A medida será bem vinda, especialmente depois que a ilha caribenha foi devastada por três furacões nos últimos meses, com perdas estimadas em US$ 10 bilhões de dólares para sua economia.

Trata-se de um ato de reparação e justiça histórica, da suspensão de uma agressão e bloqueio sem sentido, a não ser o de demonstrar a iniqüidade e a perversidade da política norte-americana com relação a Cuba.

PUBLISHED BY ‘BLOG DO ZÉ DIRCEU’ (Brasil)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: