FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

FORÇA NACIONAL COMEÇA NOVA ATUAÇÃO NO MARANHÃO (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on November 13, 2008

11 de Novembro de 2008

Brasília – A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça, deu início ao envio de cerca de 120 homens ao Maranhão. Eles vão dar suporte a ações de estruturação do sistema penitenciário, na área de inteligência policial e de combate ao roubo de bancos.

É a segunda vez em que a Força Nacional atua no Maranhão por solicitação do governador Jackson Lago. A primeira ocorreu há um ano, com a greve de policiais civis e agentes penitenciários. Os soldados da FNSP tiveram a missão de reforçar a segurança dos presídios e delegacias.

O Plano de Emprego da Força Nacional para o estado prevê a mobilização de até 150 integrantes nas operações em parceria com as polícias Civil e Militar e instituições do sistema penitenciário na capital, São Luís, e no interior do estado.

Também estão previstas abordagens policiais e bloqueio de vias em áreas com altos índices de criminalidade. Essas regiões serão definidas de acordo com o número de ocorrências, utilizando uma ferramenta de geoprocessamento.

O diretor da Força, Cel. Luis Antonio Ferreira, e uma equipe precursora estiveram na capital maranhense na semana passada para preparar a estratégia de atuação.

Além das operações, instrutores da FNSP vão repassar aos policiais do estado técnicas de uso progressivo da tecnologia não-letal. Ainda em novembro, serão duas edições do curso. Nas aulas, os policiais aprendem táticas de defesa e de imobilização.

FNSP – A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender justamente às necessidades emergenciais dos estados onde se fizer necessária uma interferência maior do poder público, ou quando for detectada a urgência de reforço no combate à violência.

Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. O treinamento inclui desde a especialização em crises, até o respeito aos direitos humanos.

Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a FNSP é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os policiais, após treinamento ou atuação, se reintegram às suas respectivas funções, em seus estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.

Ministério da Justiça

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘PORTAL DO GOVERNO FEDERAL’ (Brasil)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: