FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

BANCO DA CHINA INICIA OPERAÇÕES NO BRASIL EM 2009 – Estabelecimento deve facilitar o crédito para empresas chinesas que tiverem interesse em atuar no país

Posted by Gilmour Poincaree on November 12, 2008

11/11/2008 – 19h47min

Em tempos de crise no sistema financeiro mundial, quebra de bancos e fusões entre instituições BANCO DA CHINA tradicionais, o Banco da China recebeu autorização do governo para atuar no Brasil e iniciará suas operações já no início de 2009.

A informação foi confirmada pelo embaixador da China no país, Chen Duqing, durante o evento “A crise financeira e seus efeitos no Brasil e na China”, realizado nesta terça-feira na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), na capital paulista.

O decreto que autoriza a atuação do Banco da China no Brasil foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira e publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

O texto reconhece como de interesse do governo brasileiro a participação estrangeira — de até 100% — no capital da instituição, a ser controlada pelo Bank of China Limited, com sede em Pequim, e determina que o Banco Central tome as providências necessárias para a execução do decreto.

— O presidente Lula já assinou autorização para a primeira fase. Essa é uma notícia fresca até para mim, e alguns setores do governo da área financeira estão vendo com bons olhos a entrada do Banco da China nesse momento — afirmou o embaixador, que só recebeu a informação hoje.

Autorização

Duqing disse que a autorização para o funcionamento da instituição no país foi solicitada em agosto de 2007. Devido à demora para obter do governo a permissão para atuar no Brasil, o embaixador admitiu que chegou a encorajar o Banco da China a adquirir instituições brasileiras para expandir seus negócios no país.

De acordo com o presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), Paul Liu, o principal objetivo do Banco da China será facilitar o crédito para empresas chinesas que tiverem interesse em atuar no Brasil.

O capital inicial da instituição será de cerca de US$ 100 milhões, mas o embaixador afirmou que o volume poderá aumentar, dependendo da demanda das empresas e da disponibilidade de recursos da matriz.

Em termos de ativos, segundo o embaixador, o Banco da China, o Banco da Construção da China e o Banco Industrial e do Comercial da China (ICBC) — todos estatais – estão entre os maiores do mundo.

— Na China não falta liquidez, não falta dinheiro, mas tem que saber aplicar, porque dinheiro parado realmente não funciona, não dá para nada — declarou Duqing.

Outra instituição chinesa com interesse em ampliar sua atuação no Brasil é o Banco de Desenvolvimento da China, uma espécie de BNDES chinês.

O banco já possui um escritório de representação no país, está financiando duas obras e procura oportunidades para a construção de grandes projetos de infra-estrutura, como portos, ferrovias e energia.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘ZERO HORA’ (Brasil)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: