FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

NA REUNIÃO DO G20, PRESIDENTE CHAMA PAÍSES RICOS DE IRRESPONSÁVEIS – (Brasil)

Posted by Gilmour Poincaree on November 10, 2008

Publicado em 08/11/2008

Diante de ministros da área econômica e presidentes de bancos centrais de 18 países e da União Luiz Inácio Lula da SilvaEuropéia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou ontem os países ricos de irresponsáveis, na abertura da reunião do G20, o grupo das maiores economias mundiais.

Lula disse que não é justo que o resto do mundo pague pelas inconseqüências dos mercados financeiros e foi categórico: quem deve tomar medidas para evitar maiores conseqüências da crise financeira global são as nações desenvolvidas.

“É hora de uma ação coordenada. Mas o exemplo deve partir dos países ricos. É deles que se espera a adoção das principais medidas nesse sentido.”

O presidente enfatizou que a crise nasceu nas economias avançadas, em conseqüência da “crença cega” na capacidade de auto-regulação dos mercados e pela falta de controle sobre as atividades dos agentes financeiros.

“Por muitos anos, especuladores tiveram lucros excessivos, investindo o dinheiro que não tinham em negócios mirabolantes. Todos estamos pagando por essa aventura”, afirmou.

Lula criticou a postura dos países ricos em vários momentos. “A desordem que se instaurou nas finanças mundiais, nos últimos anos, ameaça o funcionamento da economia real. O preço a pagar por essa irresponsabilidade se pode medir de várias formas. Para nós, o que importa é a ameaça de uma recessão generalizada e, na sua esteira, a perda de milhões e milhões de empregos, o aumento da pobreza e da exclusão.”

Em outro ponto do discurso, ele voltou a pedir que os ricos assumam as conseqüências de suas práticas de livre mercado. “As políticas de cada país não podem transferir riscos e custos a outros países. Cada país deve assumir suas responsabilidades”, ressaltou.

Para Lula, cabe aos países ricos adotar medidas de liquidez para trazer liquidez aos mercados internacionais. “Os países desenvolvidos e instituições como o Fundo Monetário Internacional [FMI] devem adotar medidas para restaurar a liquidez nos mercados internacionais. ”O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, estava entre os ouvintes.

Copyright 2007 / 2008 – Diário de Sorocaba

Rua da Penha, 609 – Centro / Sorocaba.

Fone: 55-015-3224-4123

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘DIÁRIO DE SOROCABA’ (Brasil)

Advertisements

One Response to “NA REUNIÃO DO G20, PRESIDENTE CHAMA PAÍSES RICOS DE IRRESPONSÁVEIS – (Brasil)”

  1. menezes suziane said

    meu querido presidente… agradeço a voce, voce que nao teve estudos, voce que foi e espero que seja um representante do movimento sem terra, voce que defende a nossa floresta, a voce que foi colpido por muitos, como; “presidente ignorante, que nao sabe falar bem o portugues, que nao tem um dedo”. agradeco a voce, porque, segundo me, e inutil todos os discursos feitos sobre voce, nao precisa ser formado pra haver conhecimentos sobre os fatos, nao precisa falar bem pra se defender dos infames…. agradeco ainda a voce, que tem a coragem de defender o nosso pais, que fala a nossa lingua sem muitos termos e se faz entender, a voce que nao se intimida quando diz que a culpa e ” de voces paises desenvolvidos, a floreta amazonica ninguem tocara…” lula eu sou mais voce. Menezes Suziane.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: