FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

CRISE MANTERÁ PETRÓLEO EM BAIXA, DIZ PRESIDENTE DA OPEP – Previsão de Chakib Khelil leva em conta abalo nos mercados e baixa do dólar frente a outras moedas

Posted by Gilmour Poincaree on November 2, 2008

02/11/2008 | 16h41min

O ministro da Energia argelino e presidente em exercício da Organização dos Países Exportadores de Chakib Khelil - Algerian Energy and Mines Minister, gestures during a press conference at the governmental newspaper El-Moudjahid's press center in the center of Algiers 20/10/2007. Khelil, who is the vice president of the Organization of Petroleum Exporting Countries (OPEC), said, then, that petrol prices would stay high until the second trimester of 2008Petróleo (Opep), Chakib Khelil, disse neste domingo que os preços da commodity podem continuar sua tendência de baixa caso persista a crise financeira e o dólar não se recupere frente a outras divisas.

— Tudo depende da situação econômica mundial. Caso continue se deteriorando fica claro que a demanda de petróleo percebida pelo mercado diminuirá, o que manterá a tendência de baixa — disse Khelil a uma rádio argelina.

No entanto, o ministro não descartou que o preço do petróleo, estabelecido em dólares, possa voltar a subir “se a moeda americana se debilitar em relação a outras”.

— É o impacto de todos estes elementos o que vai decidir o preço do petróleo a curto prazo — assinalou.

Em todo caso, o presidente da Opep previu que os preços se recuperarão em dois ou três anos, “já que há um desinvestimento e muitos projetos (no setor petrolífero) foram suspensos”.

Segundo ele, a decisão da Opep adotada na última reunião de Viena de cortar a produção “vai precisar de muito tempo para ter seus efeitos” sobre o preço do petróleo, já que o mercado não integrou ainda a redução da oferta.

Khelil explicou que vários países, entre eles Argélia, Emirados Árabes, Irã e Nigéria, anunciaram já o corte de sua produção e que se espera que os demais membros da Opep informem a seus clientes “para avaliar o impacto no mercado da decisão adotada em Viena”.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘PORTAL CLIC RBS’ (Brasil)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: