FROM SCRATCH NEWSWIRE

SCAVENGING THE INTERNET

COMÉRCIO ENTRE CHINA E PAÍSES DA CPLP ULTRAPASSA OS 53 MIL MILHÕES DE DÓLARES (Angola)

Posted by Gilmour Poincaree on October 24, 2008


Ano 8 – Edição Online nº 2529 – Sexta, 24 de Outubro de 2008

A balança comercial entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ultrapassou em Agosto os 53 mil milhões de dólares, passando o objectivo dos vários governos para o final de 2009 (50 mil milhões de dólares).

Segundo o documento , Angola é o segundo parceiro lusófono da China, com trocas comerciais de 18,6 mil milhões, mais 133,1 por cento do que no mesmo período de 2007, e correspondentes a vendas de 16,89 mil milhões e compras de cerca de 1,77 mil milhões.

O comércio de Angola com a China continua em alta e a favor do primeiro país, à luz das trocas dos oito últimos meses, cujos dados foram publicados quarta-feira pelo Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países Lusófonos.

Em Agosto passado, as trocas comerciais somaram exactamente 53,3 mil milhões, 92,9 por cento a mais do que no mesmo período de 2007, no fim do qual se fixaram a 46,3 mil milhões.

A China comprou dos oito países de língua oficial portuguesa produtos no valor de 37,288 mil milhões de dólares e vendeu o equivalente a 16 mil milhões de dólares. Convém ressalvar a situação de São Tomé e Príncipe, o qual não está directamente ligado ao Fórum por ter relações diplomáticas com Taiwan, mas integra a lista de trocas comerciais.

O Brasil, que viu o comércio com a China aumentar 82,2 por cento, manteve-se como principal parceiro lusófono de Pequim, tendo exportado para o continente bens no valor de 20,1 mil milhões e importado o equivalente a 12,66 milhões, fechando as trocas comerciais globais com negócios no valor de 32,7 milhões.

Portugal é o terceiro parceiro lusófono da China, registando um comércio bilateral de 1,7 mil milhões relativos a vendas de 234,2 milhões e compras à China de 1,47 mil milhões de dólares.

O comércio entre a China e Portugal registou uma diminuição de 17,6 por cento nas importações chinesas e um aumento de 24,5 por cento nas importações de Portugal, o que corresponde a um acréscimo global das trocas de 16,3 por cento.

Portanto, o comércio entre a China e os países lusófonos mantém uma forte tendência de crescimento iniciada em Outubro de 2003, com o estabelecimento do Fórum para Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países Lusófonos, que tem na Região Administrativa Especial de Macau uma base de apoio de contratos e promoção.

CLICK HERE FOR THE ORIGINAL ARTICLE

PUBLISHED BY ‘JORNAL DE ANGOLA’

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: